Perguntas Frequentes

Por que a água fica verde?

A água fica verde devido ao desenvolvimento de algas quando expostas ao sol. As algas podem ser inerentes ao próprio aquífero (não havendo restrições quanto a sua presença na água). As algas são organismos heterotróficos, ou seja, produzem o seu próprio alimento, não sendo, portanto indicadoras de contaminação por matéria orgânica. As algas só necessitam dos sais naturalmente presentes na água e da luz solar para se desenvolverem. Esse fato não é muito comum, mas pode acontecer. As algas microscópicas existentes na água , em contato com a luz, realizam o processo chamado de fotossíntese, produzindo a clorofila que é responsável pela sua aparência esverdeada. A Água Mineral Cascataí com o objetivo de minimizar esse tipo de problema adotou como procedimento, envasar somente caminhões que estejam devidamente lonados. Isso evita que os garrafões fiquem muito tempo expostos ao sol durante o transporte, mas você também pode tomar alguns cuidados básicos para evitar que isso aconteça, como: –Não deixar que o seu bebedouro fique próximo a janela ou qualquer lugar que tenha incidência de luz; – Armazenar os garrafões cheios ou vazios em local arejado e ao abrigo de luz; – Fazer regularmente a limpeza de garrafões e bebedouro.

As águas Cascataí e Superlev são provenientes da mesma fonte?

Não. Apesar de serem produtos com a mesma qualidade. A água mineral Cascataí provém de uma fonte jorrante (surgência) e possui resíduos de evaporação de 29,63mg/ml. Já a água mineral Superlev provém de poço artesiano com 120m de profundidade, possuindo resíduos de evaporação de 62,62 mg/L.

A comparação da composição química da água feita mediante a leitura em paralelos aos rótulos dos dois produtos pode mostrar facilmente as diferenças existentes entre as duas águas.

É importante dizer que apesar de serem distintas, a água mineral Cascataí e a Superlev são envasadas com o mesmo padrão de qualidade, utilizando um processo automático, da fonte ao garrafão, de forma a levar até você a mais pura água mineral.

Como higienizar garrafões, bebedouros e suportes?

Retire o lacre e o plástico do garrafão;

Após lavar as mãos, utilize um papel toalha com álcool e faça uma limpeza na parte superior do garrafão que fica em contato com a água do bebedouro;

Aguarde secar completamente, para assim, não transmitir gosto a água;

Só retire a tampa após a higienização do bebedouro;

Você estará pronto para consumir a sua Água Mineral Cascataí ou Superlev.

Como armazenar os garrafões antes e depois de consumir?

Mantenha os garrafões em um ambiente limpo, ventilados sempre ao abrigo de luz, de umidade, poeira, resíduos, sujeiras e produtos tóxicos.

Verifique se há existência de rachaduras ou cortes e também a vedação do lacre.;

Evite a utilização de telhas que permitam a formação de condensação, que possa causar respingos;

Deve existir área própria e isolada para armazenagem dos produtos devolvidos ou destinado a descarte;

O empilhamento deve ser bem alinhado, em lotes regulares e menores possíveis, que atendam a recomendação do fabricante;

Não fumar nas áreas de armazenagem;

Os garrafões vazios ou com água mineral devem ser afastados de grãos e cereais para evitar infestação por insetos ou pragas a estes associados.

O que é Água Mineral?

O código das águas minerais as define como as provenientes de fonte naturais ou de fonte artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedade físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa. poderão ser, também, classificadas como minerais, águas que mesmo sem atingir os limites da classificação estabelecidos nos capítulos VII e VIII, do código de águas, possuam inconteste comprovada ação medicamentosa.

Qual é a Diferença de Água Mineral para a Água Filtrada?

De acordo com a ABINAM (Associação Brasileira da indústria das águas minerais), ÁGUA MINERAL NATURAL é a água produzida e enriquecida de sais minerais pela própria natureza.

É captada no subsolo através de fonte hidrominerais localizada em áreas protegidas da poluição ambiental. Já a ÁGUA FILTRADA é a água de rede pública que passa por um dispositivo que a filtra para melhorar a sua qualidade. Normalmente é uma água procedente de rios, represas ou lagos, que passou por tratamento com produtos químicos até se tornar adequadamente potável, porém, o processo de filtração não garante a isenção de contaminantes solúveis. Como exemplo podemos citar os resíduos de medicamentos e agrotóxicos. Estes podem não estar presentes em uma água mineral.

Em caso de dúvidas consulte o site da ABINAM: www.abinam.com.br

Por que minha água fica com gosto de água coco?

Essa sensação de gosto de água de coco, normalmente se dá quando o consumidor ao higienizar o garrafão com álcool, não deixa evaporar completamente, ficando resíduo do mesmo, o que causa a provável alteração citada em seu gosto.

Quais os cuidados que preciso ter na hora de abrir meu garrafão de Água Mineral Cascataí ou Superlev?

Em primeiro lugar, verifique o prazo de validade impresso no rótulo, em seguida, a integridade do lacre e da tampa;

Prefira sempre garrafões que não apresentem vazamentos;

Antes de abrir, higienize o bebedouro ou suporte (conforme procedimento descrito na camisa de proteção do garrafão).

Após a higienização do bebedouro, remova a camisa e o lacre e proceda a higienização do gargalo com um papel toalha umedecido de álcool. Espere o álcool evaporar completamente e então coloque o garrafão no bebedouro.

Algumas dicas que você deve seguir na hora de abrir seu garrafão de água mineral:

• Lave bem as mãos;

• Não utilize qualquer tipo de material cortante como facas ou estiletes para abrir o garrafão;

• Ao retirar a tampa do seu garrafão, evite ao máximo que ele fique aberto;

• Coloque-o no reservatório imediatamente;

• Evite abrir o garrafão próximo a produtos que possam transmitir gosto ou cheiro à água.